Consumido cru ou cozido, os tomates contêm poucas calorias e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Um tomate cru de tamanho médio possui somente 25 calorias com aproximadamente 20mg de vitamina C e 1400 U.I. de vitamina A, na forma de seu precursor, o beta-caroteno. A maior parte da vitamina C está concentrada na substância gelatinosa que reveste as sementes. Muitas pessoas, erroneamente, recomendam a retirada das sementes, pois consideram que elas proporcionam um sabor amargo às receitas.
Os molhos de tomate preparados comercialmente podem variar seu teor calórico, dependendo dos ingredientes adicionados. Em média, ½ xícara contém cerca de 85 calorias, que podem aumentar com a adição de óleo.
O extrato de tomate é uma fonte concentrada de nutrientes – uma lata com 70g contém cerca de 80 calorias, com 2100 U.I. de vitamina A e 500mg de vitamina C, mais as vitaminas do complexo B e 970mg de potássio.
Os tomates vermelhos contêm até 4 vezes mais vitamina A do que os verdes, mas os tomates crus e maduros são nutricionalmente semelhantes. Os tomates maduros devem ser armazenados em temperatura ambiente, pois em temperaturas abaixo de 10ºC a pele se desmancha. Os tomates verdes deixados no pé até o final da estação podem ser colhidos e cozidos, congelados ou transformados em picles. Tomates desidratados são muito saborosos em vários pratos, mas ao serem embebidos em óleo têm alto teor de calorias.
Condimentos à base de tomate
Muitos picles e outros condimentos preparados comercialmente são feitos à base de tomates, incluindo ketchup e molhos de pimenta, molhos para macarrão e pastas de tomate. Enquanto estes molhos adicionam vida à mesa, nutrem muito pouco, pois são usados em pequenas quantidades. Além disso, o seu conteúdo calórico aumenta pelas generosas quantidades de açúcar e óleo adicionados. Por esse motivo, devem ser consumidos com muita moderação.
Benefícios para a saúde
O tomate é rico em licopeno, um carotenóide com potente ação antioxidante, que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico. De acordo com alguns estudos, o licopeno tem uma ação antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno, sendo hoje o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana. Estudos mostram uma ação positiva sobre o câncer de próstata.