Site Terra: Saúde
18/10/2005
Perder um pouco de peso pode trazer grandes benefícios para a vida sexual das pessoas, comprovou um estudo americano. Os resultados foram apresentados ontem em um encontro da Sociedade da Obesidade e mostram que a diminuição de alguns quilos pode melhorar a relação sexual ao fazer as pessoas se sentirem melhor sobre seus corpos. Segundo o psicólogo Martin Binks, da Universidade de Duke, uma pequena perda de peso já é suficiente para trazer benefícios.
"Você percebe muitos benefícios com uma perda de 10% do peso", diz Binks. "Você não precisa alcançar um peso ideal para ser saudável e feliz", acrescenta. O estudo é um dos poucos que avaliou, além de problemas físicos como alterações hormonais e impotência, os efeitos emocionais e mentais da obesidade na intimidade sexual.
O estudo avaliou 161 mulheres e 26 homens, com média de idade de 45 anos e índice de massa corporal 41. Todos participaram de um programa de dieta no Centro Médico de Hennepin, Minneapolis, e perderam 17,5% do seu peso após um ano e 13% após dois anos (alguns recuperaram parte do peso perdido inicialmente).
Eles responderam a questionários sobre sua vida sexual quando o estudo começou e três meses após o fim. A maior melhora foi percebida três meses após o início da dieta, quando elas conseguiram perder 12% do seu peso inicial.
No princípio, 68% das mulheres disseram que não se sentiam atraentes. Um ano depois, apenas 26% tinham essa imagem negativa. Enquanto 21% das mulheres disseram que não estavam tendo prazer com o sexo ao iniciarem o programa, apenas 11% afirmaram o mesmo um ano depois.
O psicólogo Martin Binks explica que o sentimento de não ser atraente e a dificuldade de lidar com o corpo também se aplica aos homens estudados. "O número de homens no estudo não limita o que podemos concluir sobre o comportamento masculino", completa.