Bebidas açucaradas com cafeína engordam mais?
O aumento no consumo de bebidas energéticas com altos níveis de açúcar e cafeína pode contribuir para o ganho de peso.
Segundo a professora Elaine Rush, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), bebidas energéticas contendo açúcar e cafeína ou guaraná podem gerar uma conversão do açúcar em gordura mais rápida quando se compara ao consumo de limonada.
O consumo de limonadas e sodas já está sendo considerado como responsável pelo aumento da obesidade infantil.
Este novo estudo é pequeno e ainda precisa de confirmação por outros estudos. No entanto, demonstra-se a necessidade de se olhar para o mercado das bebidas energéticas que vendeu mais de 1 bilhão de libras no Reino Unido, neste ano.
Neste estudo, os pesquisadores neozelandeses recrutaram 10 mulheres saudáveis, entre 18 a 22 anos de idade, de várias etnias. Os sujeitos foram mantidos em jejum durante a noite e receberam, randomicamente, 250 ml de bebida energética ou de limonada no primeiro dia e a outra opção no segundo dia do teste. A limonada contém aproximadamente a mesma quantidade de açúcar das bebidas energéticas e também é carbonatada; a diferença é que ela não contém cafeína. O açúcar de ambas as bebidas foi absorvido rapidamente pela corrente sangüínea, dentro de minuto, de acordo com a professora Rush. O que chamou a atenção, no entanto, foi que com a cafeína o açúcar foi mais rapidamente convertido em gordura. Segundo a pesquisadora, o açúcar é um carboidrato simples e a evidência de seu estudo é que quando está associado com grandes quantidades de cafeína, o corpo rapidamente converte, o mesmo, em gordura.
O impacto da cafeína no metabolismo dos açúcares continua incerto. As bebidas que contém cafeína têm sido relacionadas com a redução de risco para diabete mas ainda não se sabe se é devido à cafeína ou a outro componente do café.
A bebida energética testada pelo grupo de pesquisa liderado pela professora Rush contém 28 gramas de sacarose e 81 mg de cafeína em 250 ml.
Os achados corroboram com um recente estudo feito no Reino Unido, no qual se encontrou que o consumo aumentado de cafeína pelos ciclistas melhorou a absorção de carboidratos das bebidas esportivas.
A cafeína costuma permanecer no organismo por 4 a 6 horas. O consumo de açúcares, durante este período, poderia ter como efeito uma metabolização mais acentuada dos mesmos, podendo contribuir para a obesidade em pessoas que não são tão ativas.
Retirado de Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF
Fonte: Nutraingredients / USA.