Quais os benefícios da soja para a saúde, principalmente para saúde da mulher? Previne doenças? Quais? É verdade que a soja auxilia no alívio dos sintomas da menopausa?
A soja é um alimento de excelente valor nutricional. Dentre os alimentos de origem vegetal, é o que possui melhor teor protéico e a qualidade de sua proteína é comparada com a proteína da carne. Os estudos mostram que o consumo diário de proteína de soja reduz a incidência de doenças cardiovasculares, ao diminuir as taxas de colesterol, triglicérides, LDL-colesterol, bem como aumentar o colesterol bom, o HDL-colesterol. As pesquisas mostram também que, ao contrário das proteínas animais, que em geral exercem um efeito calciúrico (cada grama consumida corresponde a 1mg de cálcio na urina), as proteínas da soja favorecem a massa óssea, não comprometendo o cálcio do organismo.
Em mulheres, os estudos mostram que o consumo desde a puberdade favorece a redução do risco de câncer de mama até a vida adulta. E para aquelas que já se encontram na menopausa, as pesquisas tem se voltado para os efeitos do alimento sobre o alívio dos sintomas da menopausa, melhora da função cognitiva (memória, concentração, etc) e prevenção do Mal de Alzheimer. Para os homens, ensaios com animais experimentais estão demonstrando que o consumo de soja é capaz de reduzir a incidência de displasia prostática, uma lesão considerada pré-cancerígena. O uso dos fitoestrógenos da soja também tem sido capaz de proporcionar efeitos positivos em pacientes com tumores na próstata em fase de iniciação e promoção da doença.