A substituição da proteína animal proveniente da carne pela proteína de soja é recomendável? Caso afirmativo, há vantagens nessa troca? Quais?
A proteína de soja é considerada a de melhor qualidade entre os vegetais, assemelhando-se muito às proteínas da carne. A carne de soja (proteína texturizada de soja – PTS) é muito utilizada no preparo de pratos em substituição à carne bovina, uma vez que se assemelha muito na aparência, e quando bem preparada, no sabor. Além do excelente conteúdo de proteínas de alta qualidade, a vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral, está no baixo conteúdo de gorduras saturadas do alimento (a gordura presente é predominantemente poliinsaturada), na ausência de colesterol (substância presente somente em alimentos de origem animal) e no alto teor de fibras. A única desvantagem fica por conta do menor conteúdo de ferro e ausência de vitamina B12, nutriente encontrado somente em alimentos de origem animal.
Uma vantagem (não nutricional) do uso da soja em relação à carne, está no fato de que o processo de produção de 1 quilo de carne de vaca requer maior extensão de terras e mais recursos do que o cultivo de uma quantidade equivalente de proteína vegetal advinda da soja. Os críticos do alto consumo de carne de vaca e os defensores da proteção ao meio ambiente e do crescimento auto-sustentável, apontam para a destruição crescente de florestas, assim como de outros sistemas ecológicos para dar espaço à criação de gado. Dessa forma, podemos afirmar que ao consumir proteína de soja você está contribuindo para a preservação do meio ambiente.