A dieta de Atkins foi planejada pelo médico americano Dr. Robert C. Atkins. O Dr. Atkins foi o pioneiro das dietas com baixo teor de carboidrato e elevado teor protéico. Ele publicou um livro falando de sua dieta em 1972 e foi um bestseller imediato. De lá para cá a dieta andou esquecida, mas voltou à moda nos últimos anos com o relançamento do livro.
O programa do Dr. Atkins é uma dieta com elevado conteúdo de proteína, não permitindo quase nenhum carboidrato (cereais, leguminosas, alimentos à base de açúcar, etc) no início da dieta. Pelo fato da proteína estar sempre associada a alimentos gordurosos (carnes, ovos, laticínios, etc), a dieta é altamente rica em gordura, o que a médio-longo prazo pode ser muito prejudicial para a saúde.
A dieta pode resultar numa perda de peso a curto prazo, que geralmente advém da perda de água e massa magra, pois não temos carboidratos presentes na dieta. O que precisamos, porém, é perder massa gordurosa e isso dificilmente ocorre com a adoção desta dieta.
Do meu ponto de vista a alimentação extremamente gordurosa oferecida por esta dieta pode aumentar, a longo prazo, o colesterol no sangue. Além disso, o excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins. A ausência de fibras (presente em alimentos ricos em carboidratos) pode causar constipação (prisão de ventre) e outras doenças gastrointestinais. A dieta não permite a reeducação alimentar fazendo com que o peso perdido seja recuperado rapidamente.