Desenvolvida por Dr. Agatston em 1999, para ajudar pacientes a evitar ou combater problemas do coração, ela também pode ajudar na perda do peso. É semelhante à dieta do Dr. Atkins, porém, não elimina os carboidratos completamente. Divide-os em carboidratos bons (por exemplo cereais ricos em fibras) e carboidratos maus (por exemplo biscoitos, massas).
A dieta tem 3 fases: a primeira corta praticamente todos os carboidratos e dura cerca de 2 semanas; na segunda fase, os carboidratos bons são introduzidos lentamente até se obter o peso desejado; e na última fase, quando então o peso ideal foi alcançado, a pessoa adota uma dieta equilibrada, saudável. Se o excesso de peso retornar (o que é bem provável), deve-se voltar a primeira fase novamente. A dieta não é recomendada para quem tem problemas renais (por conta do excesso de proteínas).
Do meu ponto de vista, embora esta dieta seja mais flexível que a do Dr. Atkins, a perda de peso inicial pode ser somente água ao invés de gordura, pois nas duas primeiras semanas todo carboidrato é eliminado e no restante da segunda fase ele é limitado. Pelo fato das duas primeiras fases restringirem grupos alimentares, é bem provável que na 3º fase, o peso comece a retornar, pois mesmo com a adoção de uma alimentação equilibrada nessa fase, não houve durante o processo de emagrecimento a reeducação alimentar. É por isso que o Dr. Agatston pede que se retorne para a fase 1 quando isso acontecer. É previsível.